DesentupimentoSP (11)3230-3827

Desentupimento SP Compare preços e serviços de desentupimento

Desentupidoras licenciadas com referências. Atendimento 24 horas com orçamentos rápidos e sem compromisso pelo telefone! (11)3230-3827

Desentupimento
Limpeza e manutenção das caixas de água
19 de setembro de 2016
0

É de conhecimento geral que a água recebe tratamento antes de chegar às residências, escritórios e comércios pronta para o uso. Entretanto, mesmo todo o cuidado que a estação de tratamento toma não é o suficiente para evitar que resíduos e partículas cheguem até as caixas d’água e ali se instalem. Esses resíduos e partículas por si só não representam perigo para o ser humano, no entanto, a água, antes de ser consumida, pára na caixa d’água e isto acarreta na acumulação destas partículas que, ao longo do tempo, formam limo que confere gosto e cheiro estranho na água. Além disso, nenhuma caixa d’água é vedada 100% causando com que insetos e outros animais possam se instalar ali e causar a contaminação do reservatório provocando verminoses e micoses, entre outras doenças e alergias. Isso se dá porque o inseto entra no reservatório quando ainda é pequeno e passa todo o seu ciclo de vida ali (também não é incomum encontrar animais – como mosquitos e até mesmo ratos – mortos dentro dos reservatórios d’água). Assim, é importantíssimo limpar a caixa d’água periodicamente. No Estado de São Paulo é lei limpá-la duas vezes por ano e, em alguns locais do Estado, é obrigatório que a limpeza seja efetuada por profissionais e que não cumprir está sujeito á multa.

Assim, somente limpar a caixa d’água não é o suficiente. A manutenção desta limpeza é importantíssima para evitar as contaminações listadas acima e garantir que a água que consumimos seja segura. A água deve ser verificada temporalmente para detectar se há bactérias, germes, entre outros organismos nocivos aos seres humanos. Para garantir que o nível de higiene dos reservatórios de água estão de acordo com a qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade é essencial manter o reservatório limpo e sob manutenção regular.

A limpeza da caixa d’água não consiste somente em limpar no sentido estrito do verbo. Também é necessário impermeabilizar e desinfetar o reservatório para garantir a qualidade da água. Aqui temos uma breve explicação dos passos tomados:

Impermeabilização – efetuada assim que a caixa d’água é instalada (se ela não vier já impermeabilizada), a impermeabilização previne que organismos como o mofo, limo e fungos se desenvolvam em torno do reservatório e acabem por contaminar a água que ali se encontra. Durante a impermeabilização também se verifica a vedação da caixa d’água para evitar a entrada de pragas e insetos.

Limpeza Física – efetuado antes da limpeza, esse tipo de tratamento envolve a remoção de folhas ou outros objetos ou insetos que se encontrem dentro da caixa d’água, bem como a inspeção de bóias, filtros e da tubulação. A limpeza da caixa d’água deve se dar de 6 em 6 meses. Ela pode ser efetuada pelo dono da casa ou por uma empresa especializada, entretanto, recomenda-se a utilização da empresa para poder se ter uma garantia. A limpeza da caixa d’água é um trabalho que leva tempo uma vez que depois do tratamento físico deve-se fechar o registro e esvaziar a caixa d’água quase que por completo (sempre deve-se deixar um pouco de água para evitar que a estrutura rache). Após, é efetuada a limpeza da caixa com produtos a base de cloro (é contraindicado utilizar qualquer produto à base de sabão) e uma escova com cerdas de plástico ou de nylon. Depois da limpeza, efetua-se a desinfecção e a vedação da caixa d’água o que deverá prevenir a entrada de organismos indesejáveis.

Desinfecção – efetuada após a limpeza da caixa d’água, a desinfecção é uma medida preventiva para garantir que nenhum organismo nocivo venha a se desenvolver no reservatório. Nela, a empresa aplica um produto, com selo da vigilância sanitária garantindo que ele não é nocivo à saúde, à base de cloro em todas as paredes da caixa d’água.

Para ter certeza que o serviço será bem feito, é importante contratar uma empresa séria. Muitas empresas realizam este serviço. Porém, somente realizar o serviço não basta: a empresa a ser contratada deve preencher alguns requisitos essenciais: a)possuir alvará da Vigilância Sanitária(pode-se pedir cópia deste alvará para comprovação de sua existência); b)possuir um responsável técnico que assina pelos produtos utilizados; c) possuir funcionários treinados especificamente para a limpeza de caixa d’água; d) possuir todos os equipamentos de proteção individual como galochas, luvas e máscaras de proteção.
Vale lembrar também que é preferível que a empresa efetue uma análise bacteriológica, em um laboratório fora da empresa, após a limpeza da caixa d’água, para se certificar que a limpeza foi efetiva. Caso contrário, a empresa deve voltar à residência para uma nova limpeza sem custo adicional para o cliente. Se você precisa de uma limpeza de caixa de água eficiente, oferecemos orçamentos sem compromisso de limpeza da caixa d’água em todos os bairros de São Paulo com garantia de serviço!

Deixe uma resposta