Desentupimento SP Compare preços e serviços de Desentupimento em São Paulo
 

Desentupidoras licenciadas com referências. Segurança, preços competitivos e garantia de serviço prestado. Orçamento e visita grátis sem compromisso (11) 3230-3827

A importância do saneamento básico

Primeiramente, antes de falar da sua importância, vamos entender o que é o saneamento básico. Muitas pessoas pensam que o saneamento básico é apenas o tratamento do esgoto sanitário, mas, na verdade, o saneamento engloba muito mais do que isso. O saneamento envolve o meio ambiente e a saúde pública e possui como objetivo a promoção e melhoria da qualidade de vida de toda a população.

O saneamento básico, conforme a Lei 11.445/2007, é o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de:

  • Água potável,
  • Esgotamento sanitário,
  • Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e
  • Drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

O saneamento básico é direito de todos, sendo um conjunto de medidas que visa preservar o meio ambiente, atuar na promoção da saúde, na prevenção de doenças e assegurar o bem-estar de toda a população.

Infelizmente, ainda há no Brasil um déficit muito grande no atendimento do saneamento básico, afetando principalmente a população de baixa renda. O problema maior do saneamento é relacionado ao esgoto sanitário, pois em muito locais os domicílios não estão nem ligados à rede de coleta de esgoto.

Além disso, muitas vezes quando possuem a coleta, não possuem a segunda etapa que é essencial: o tratamento antes do seu lançamento em corpos hídricos. Isso afeta diretamente a saúde da população e o meio ambiente. Verifique a seguir a importância de cada um dos conjuntos que fazem parte do saneamento básico.

Importância do abastecimento de água

Sabemos que nós, seres humanos, precisamos de água para sobreviver. Dessa forma, é essencial recebermos água na nossa residência. E algo tão importante que isso: deve essa água esteja nos parâmetros de qualidade. Afinal, nós consumimos essa água.

O abastecimento de água inadequado oferece grandes riscos à saúde humana, causando algumas doenças como: hepatite A, diarreia, cólera, esquistossomose, entre outras. A diarreia, por exemplo, é uma das grandes causas de mortalidade infantil.

Geralmente, a contaminação ocorre por meio da ingestão direta da água ou através do consumo de alimentos lavados com essa água. Ou seja, o abastecimento de água adequado é extremamente importante para garantir a saúde e vida da população.

Importância do tratamento do esgoto sanitário

Quando o esgoto sanitário não é coletado e tratado, ele é lançado diretamente nos corpos hídricos, poluindo e prejudicando intensamente o meio ambiente. Consequentemente, a fauna e flora do local também vão sofrer com a poluição, visto que não conseguem sobreviver em ambientes contaminados.

Isso causa um grande desequilíbrio ecológico e também oferece risco para a população que está exposta diretamente a essa condição ambiental.

Ter coleta e tratamento de esgoto significa preservar o meio ambiente e garantir que os rios e mares permaneçam limpos. Os corpos hídricos limpos podem ser usados para atividades de lazer e também para atividades econômicas, como a pesca, gerando renda para a população.

Importância da limpeza urbana

A coleta de resíduos feita de forma regular é indispensável para manter a cidade limpa. A disposição inadequada dos resíduos é um grande atrativo de vetores, como ratos, baratas e insetos, que podem transmitir doenças.

Além disso, a coleta também garante que o solo não será poluído e contaminado, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

O ideal é que haja coleta seletiva, de modo a separar os resíduos que podem ser reciclados do lixo orgânico. Vale lembrar que não existe “lado de fora”, tudo permanece aqui. Portanto, quanto mais reciclagem existir, melhor será para o nosso planeta. Não deixe de fazer a sua parte!

Importância da drenagem e manejo de águas pluviais

Sabe quando ocorrem enchentes nas cidades que causam diversos danos ambientais, econômicos ou até mesmo na vida das pessoas? É exatamente nesse ponto que a drenagem é extremamente importante.

As enchentes acontecem quando a água “não tem para aonde ir”. A ocupação urbana deixa o solo impermeável e, muitas vezes, os canais e galerias para onde a água deveria ir, não existe em quantidade suficiente ou estão obstruídos por lixos.

Percebe-se então que, além da existência da drenagem, é importante que haja manutenção para a sua limpeza e também a conscientização ambiental para que as pessoas não joguem seus lixos na rua, mantendo a cidade sempre limpa e minimizando os possíveis impactos das chuvas.